sábado, 7 de outubro de 2006

Mondongo... o que é?

Ontem, em uma cervejaria muito agradável de Passo Fundo a Boka, eu, olhando o cardápio, encontrei um item irreconhecível: o mondongo. Como a gente queria escolher algo pra comer eu, então, chamei o garçom e perguntei: Boa noite, amigo, o que é mondongo? Ele, que chegou com um sorriso muito afável, pensou, pensou, mudou um pouco de cor, e disse: ah, é feio de dizer. Ba tchê! Que surpresa! Assustei! E decidi confirmar: é feio de dizer o que é (já falando mais baixo quase sussurrado) mondongo??? Isso mesmo; mas é bom de comer. Tentou encurtar logo o assunto: Você quer um? Não, não, muito obrigada, não tenho coragem de comer algo que eu não conheço e que é feia de falar, mesmo sendo boa de comer... E ele, já super constrangido, sem saber como resolver a situação pensou mais um pouco, criou coragem, respirou fundo e por fim soltou numa soprada : eles dizem que é buxo de porco. Ponto. Estava vermelho igual a um pimentão o galderinho, coitado, arrasado. Eu, super sem graça por ter causado tamanho mal estar, tentei destensionar e disse: ah, dobradinha? Isso, isso mesmo, dobradinha, disse ele. Você quer uma? Não, obrigada, me traga logo um sanduíche.
Até agora eu tô pensando se o que ele estava sem coragem de falar era mesmo buxo ou se pensava em outra coisa. Curiosidades de outras terras...


Grande abraço a todos que estão visitando nosso blog e deixando comentários: Nat, Tereza, Laurinha, Janine, Fred, Txai, Marcos, Telma, Kipa, Suzi, Julio, Didi, Van, Marília e todos os outros. É uma delícia receber os recadinhos de vocês!

E acabamos de tomar uma decisão que queremos comunicar a vocês: esse blog é dedicado às aventuras, viagens, casos e saudades de todos nós. Política não fará parte desse território dos afetos. Beijos a todos,
Angela

Passo Fundo e Largo

Estamos em Passo Fundo (RS), terra do Teixeirinha.

São 11 dias de viagem
6 hotéis
21 restaurantes distintos
4 espetáculos
2 oficinas
900 km de carro (559 milhas)
Algumas horas de vôo
1 visita a 1 fábrica de acordeon
3 corridas ? treinos
1 ida ao cinema para ver café da manhã em Plutão
6 camas diferentes
4 kg de erva mate
10 cafés da manhã de hotel
Vários dias da semana ? estou perdendo a noção dos dias da semana



É incrível a quantidade de farmácias que temos visto nas cidades por onde passamos. Parece que o negócio da doença é lucrativo. São cidades pequenas, mas ricas, lojas sofisticadas, pessoas muito amáveis e uma enormidade de farmácias. Não tem nenhuma quadra (sinônimo de quarteirão) que não tem uma. As vezes várias. Chega a ser engraçado ver um monte delas enfileiradas. Algumas, a maioria, são luxuosas, outras mais normais. Todas têm balança e tiram pressão de graça. Eu uso estes serviços gratuitos umas 3 vezes por dia. É de graça mesmo. Sorte a minha deles não fazerem exames de próstata de graça também.

Passo Fundo do Coração
Composição: Teixeirinha
Eu venho vindo lá de passo fundo/Não é no fim do mundo/Fica logo ali/É uma linda cidade/No alto da serra/Minha querida terra/Onde eu nasci/O sol vira no céu/E desce no horizonte/Por detrás do monte/Lá no fim do mundo/Muito mais pra cá/Onde a vista alcança/Cheio de esperança/Está meu passo fundo/A lua lá no céu caminha tão triste/Do alto me assiste tão cheia de tédio/Banha passo fundo com luar pratiado/Vivendo separado do planalto médio/Uma estrela corre riscando no céu/Faz um fogaréu e parece que cai/Fico contemplando com o olhar profundo/Pro meu passo fundo o pensamento vai./Lá de passo fundo eu parti chorando/Pela estrada andando e olhando pra trás/Trazia este meu peito partido de dor/Terra que eu tenho amor/Quantos anos fazAssim a vida passa moro em outro pago/Não tenho o teu afago mas eu vivo bem/Adeus, meu passo fundo meu torrão nativo/Aqui onde eu vivo, é rio grande também.

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Meu querido diário - CARAZINHO




Ontem foi o dia de Carazinho (terra do Leonel Brizola). Um auditório enorme de colégio (Brizola estudou lá), improvisado. Apesar da adaptação, o espetáculo foi bom, com debate depois (paciência, né Didi?...deles... pois o teatro é um jogo...), com dois grupos de teatro: um da terceira idade e outro da juventude! Acabamos cantando Oh Minas Gerais, a pedido(paciência...nossa...!)

Abraços para todos vocês, Angela. Estou assinando esta parte porque, embora eu não venha assinando os "posts", eu tenho participado deles. É pra você saberem que eu estou por aqui e não só nas fotos!

Dormimos em um ótimo hotel; Ângela quase se perdeu na cama, de tão grande que era, a maoir que já conhecemos...


O detalhe é um controle de um troço que aquece a cama e fica em cima do colchão.

Tchau, diário!

quinta-feira, 5 de outubro de 2006




Suzy,
Estamos virando Gaúchos: falamos trilegal; torcemos para o Internacional; adoramos os pampas; soltamos um ba tchê de vez em quando; quase comemos churrasco; amamos sagu; encontramos com destroços da guerra dos farrapos; chamamos polícia de "brigada"; exclamamos "barbaridade"; temos fervor político; nossas calças já estão super largas (apesar do sobre peso).
E TOMAMOS CHIMARRÃO!
Ângela comprou uma cuia, uma bomba, filtro, erva da boa, garrafa térmica e muito tempo do nosso motorista Dário. Andamos pra cima e pra baixo com esta tralha, crente que estamos abafando. Estamos completamente viciados no troço. Diana veja o biquinho do Felipe. Sei não...

terça-feira, 3 de outubro de 2006

CAMARIM DE SANTA ROSA


Os espetáculos continuam bem. Os camarins também...
Hoje foi dia de viagem curta. Estamos agora em IJUÍ. Terra do capitão e técnico DUNGA. Como tem gente importante nesse interior do Rio Grande... Jantamos num restaurante super simpático chamado GLASNOST. Fizemos ontem um debate depois do espetáculo com cerca de 20 jovens que fazem teatro na escola. TADIM DELES.

domingo, 1 de outubro de 2006

Caramba. Ainda fazendo confusões com a publicação no Blog. Entrou um agora lá em baixo da Ângela. Ainda não consigo mandar do celular. Acho que é problema com a Telemig Celular ? a isolada. Hoje foi dia de viagem e estamos agora em Santa Rosa, região das missões a 40 km da Argentina. Amanhã tem espetáculo. Viagem tranquilinha e bonita apesar da 8 horas de estrada. Um beijo enorme para o povo que esta acompanhando. Viu Tereza, viu Marília, viu Mali e todos os freqüentadores habituais. Neste momento com grande expectativa para saber o resultado da eleição. Beijos a todos

Ritual de acasalamento muito usado pelos sulistas. Tem que gritar. Uga Uga Uta Ufa!

Em POA

Pessoal,
Estamos com um tantão de fotos. Queríamos publicar algumas. Mas o Blogger não quer.Ou então é a rede aqui do Hotel. (Didi, viu que estou usando publicar no lugar de postar?, sacou?) hoje estamos indo de Porto Alegre para Santa Rosa aqui no Rio Grande. Fica a 50 quilômetros da fronteira com a Argentina. Polizzi iria adorar encontrar os hermanos. Sabiam que os argentinos reivindicam a criação do Doce de Leite? Eles dizem lá que foram eles que inventaram esta iguaria de dificílima preparação. É bobagem de mais dos irmãos. Beijos e depois "publicamos"o roteiro desta etapa da viagem que será de 5 cidades no interior do Rio Grande do Sul. Não estamos tendo tempo para comentar os comentários. Daqui a pouco vai dar certo. Outros beijos